Liderança, gestão estratégica e condução de equipes no TJPR

Desenvolvimento de competências para liderar pessoas, gerir unidades e promover ambientes éticos, colaborativos, produtivos e saudáveis. Engloba a gestão de pessoas, projetos, processos e estratégias institucionais, estimulando práticas alinhadas à valorização das pessoas, à eficiência e à responsabilidade pública.

Selecione os filtros de acordo com seus interesses
00

Gestão enxuta e lean: desafios da implantação
Competências Gerenciais
Objetivo

Examinar os fundamentos e a evolução dos sistemas de gestão enxuta (Lean), analisando seus principais conceitos e reconhecendo os desafios envolvidos em sua implantação nos diferentes contextos organizacionais.

Carga horária

5 horas

Gestão por competências no TJPR
Competências Gerenciais
Objetivo

Analisar a implementação e a aplicação da Gestão por Competências no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), identificando os atos normativos, o Departamento de Gestão por Competências e o processo de mapeamento, bem como definir os conceitos, objetivos, benefícios, tipos e escolas metodológicas da gestão por competências, articulando-os ao Planejamento Estratégico institucional.

Carga horária

10 horas

Gerenciamento de conflitos
Competências Gerenciais
Objetivo

Analisar conflitos de forma racional, idenficar situações de conflito e aplicar técnicas eficientes de resolução de conflitos.

Carga horária

12 horas

Gestão estratégica de pessoas
Competências Gerenciais
Objetivo

Aplicar estratégias de gestão estratégica de pessoas baseadas em dados, utilizando conceitos de People Analytics, desenvolvimento de competências, planejamento de carreira e sistemas de remuneração para atrair, desenvolver e reter talentos alinhados aos objetivos organizacionais.

Carga horária

12 horas

Planejamento estratégico
Competências Gerenciais
Objetivo

Descrever os fundamentos do planejamento estratégico, analisando modelos, formas de pensamento estratégico e tipos de estratégias, a fim de alinhar a organização em todos os níveis hierárquicos e tornar a execução estratégica uma realidade prática.

Carga horária

23 minutos

Planejamento estratégico
Competências Gerenciais
Objetivo

Aplicar conceitos, métodos e ferramentas de planejamento estratégico, elaborando planos eficazes e sustentáveis que permitam adaptar-se ao mercado, alcançar objetivos de longo prazo e impulsionar o crescimento organizacional.

Carga horária

24 horas

E-liderança: como gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos
Competências Gerenciais
Objetivo

Desenvolver competências de e-liderança, compreendendo o papel do autoconhecimento e das relações interpessoais no ambiente digital, a fim de liderar equipes remotas com empatia, clareza e boas práticas colaborativas.

Carga horária

20 horas

Fundamentos da gestão por processos
Competências Gerenciais
Objetivo

Apontar os fundamentos da Gestão por Processos (BPM), reconhecendo sua evolução histórica, métodos e técnicas, e aplicando seus princípios para estruturar equipes, planejar melhorias contínuas e integrar tecnologia, pessoas e processos na geração de valor organizacional.

Carga horária

14 horas

Facilitação de reuniões, times e workshops no ambiente online
Competências Gerenciais
Objetivo

Conduzir equipes em ambientes virtuais utilizando dinâmicas de facilitação, recursos digitais e estratégias para promover interações remotas mais engajadas, colaborativas e produtivas.

Carga horária

25 horas

Gestão do conhecimento - teoria e práticas
Competências Gerenciais
Objetivo

Aplicar os fundamentos e processos da gestão do conhecimento para fortalecer a criação, o compartilhamento e a utilização de saberes nas organizações, promovendo inovação e melhoria contínua.

Carga horária

20 horas

Gestão do conhecimento no Setor Público
Competências Gerenciais
Objetivo

Aplicar estratégias de gestão do conhecimento para promover a retenção, o compartilhamento e a integração de saberes organizacionais, fortalecendo a cultura de aprendizado contínuo no setor público.

Carga horária

20 horas

Reuniões produtivas
Competências Gerenciais
Objetivo

Desenvolver conceitos, procedimentos e ferramentas a serem aplicados para melhorar a produtividade de reuniões.

Carga horária

5 horas

Processo de julgamento e tomada de decisões responsáveis
Competências Gerenciais
Objetivo

Diferenciar os sistemas automáticos e elaborados de julgamento e tomada de decisão, identificando erros sistemáticos e aplicando estratégias cognitivas e comportamentais para decisões mais responsáveis no cotidiano.

Carga horária

4 horas

Trilha Gestão de Projetos
Competências Gerenciais
Competência de referência

Planejar, conduzir e acompanhar projetos com base em boas práticas de gestão, utilizando metodologias tradicionais e ágeis para promover a entrega de valor, o alinhamento institucional e a inovação nos contextos público e privado.

Trilha Liderança e Gestão de Pessoas
Competências Gerenciais
Competência de referência

Exercer a liderança com base no autoconhecimento, na inteligência emocional, na comunicação empática e em estratégias de gestão de pessoas, promovendo ambientes de trabalho colaborativos, produtivos e saudáveis, alinhados aos objetivos institucionais e às necessidades das equipes.