Selecionar e utilizar ferramentas disponíveis no Projudi e em outros sistemas digitais utilizados pelo Poder Judiciário, bem como estratégias e instrumentos, úteis dependendo do contexto de atuação, para organizar as rotinas de trabalho e gerir a unidade judicial do 1º grau, de forma integral e produtiva, desenvolvendo, para isso, noções sobre gestão e liderança e construindo um plano de gestão da unidade judicial.
40 horas
Analisar o modelo de gestão por competências na administração pública, considerando suas origens, fundamentos teóricos, desafios e aplicações práticas, com foco na melhoria do desempenho humano no trabalho, no desenvolvimento de pessoas e na modernização dos subsistemas de gestão pública (como capacitação, avaliação de desempenho e recrutamento).
4 horas
Desenvolver estratégias e práticas eficazes para lidar com as mudanças na cultura de gestão de secretarias, focando no Tribunal de Justiça do Paraná, e no desenvolvimento das habilidades de liderança necessárias para enfrentar os desafios emergentes.
30 horas
Examinar os fundamentos e a evolução dos sistemas de gestão enxuta (Lean), analisando seus principais conceitos e reconhecendo os desafios envolvidos em sua implantação nos diferentes contextos organizacionais.
5 horas
Organizar e executar as rotinas na unidade judiciária de primeiro grau, observando e mantendo-se atualizado em relação à legislação, às orientações oficiais e às alterações nos sistemas informatizados, bem como utilizando estratégias para melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho da unidade.
40 horas
Planejar, conduzir e acompanhar projetos com base em boas práticas de gestão, utilizando metodologias tradicionais e ágeis para promover a entrega de valor, o alinhamento institucional e a inovação nos contextos público e privado.
Analisar a implementação e a aplicação da Gestão por Competências no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), identificando os atos normativos, o Departamento de Gestão por Competências e o processo de mapeamento, bem como definir os conceitos, objetivos, benefícios, tipos e escolas metodológicas da gestão por competências, articulando-os ao Planejamento Estratégico institucional.
10 horas
Analisar conflitos de forma racional, idenficar situações de conflito e aplicar técnicas eficientes de resolução de conflitos.
12 horas
Aplicar estratégias de gestão estratégica de pessoas baseadas em dados, utilizando conceitos de People Analytics, desenvolvimento de competências, planejamento de carreira e sistemas de remuneração para atrair, desenvolver e reter talentos alinhados aos objetivos organizacionais.
12 horas
Descrever os fundamentos do planejamento estratégico, analisando modelos, formas de pensamento estratégico e tipos de estratégias, a fim de alinhar a organização em todos os níveis hierárquicos e tornar a execução estratégica uma realidade prática.
23 minutos
Aplicar conceitos, métodos e ferramentas de planejamento estratégico, elaborando planos eficazes e sustentáveis que permitam adaptar-se ao mercado, alcançar objetivos de longo prazo e impulsionar o crescimento organizacional.
24 horas
Desenvolver competências de e-liderança, compreendendo o papel do autoconhecimento e das relações interpessoais no ambiente digital, a fim de liderar equipes remotas com empatia, clareza e boas práticas colaborativas.
20 horas
Apontar os fundamentos da Gestão por Processos (BPM), reconhecendo sua evolução histórica, métodos e técnicas, e aplicando seus princípios para estruturar equipes, planejar melhorias contínuas e integrar tecnologia, pessoas e processos na geração de valor organizacional.
14 horas
Conduzir equipes em ambientes virtuais utilizando dinâmicas de facilitação, recursos digitais e estratégias para promover interações remotas mais engajadas, colaborativas e produtivas.
25 horas
Aplicar os fundamentos e processos da gestão do conhecimento para fortalecer a criação, o compartilhamento e a utilização de saberes nas organizações, promovendo inovação e melhoria contínua.
20 horas
Aplicar estratégias de gestão do conhecimento para promover a retenção, o compartilhamento e a integração de saberes organizacionais, fortalecendo a cultura de aprendizado contínuo no setor público.
20 horas
Desenvolver conceitos, procedimentos e ferramentas a serem aplicados para melhorar a produtividade de reuniões.
5 horas
Diferenciar os sistemas automáticos e elaborados de julgamento e tomada de decisão, identificando erros sistemáticos e aplicando estratégias cognitivas e comportamentais para decisões mais responsáveis no cotidiano.
4 horas
Exercer a liderança com base no autoconhecimento, na inteligência emocional, na comunicação empática e em estratégias de gestão de pessoas, promovendo ambientes de trabalho colaborativos, produtivos e saudáveis, alinhados aos objetivos institucionais e às necessidades das equipes.