Destacar a relevância da atuação das equipes interprofissionais no acompanhamento dos(as) pretendentes à adoção ao longo da 17ª Edição, fortalecendo a integração entre os diversos atores da rede de proteção; Sensibilizar os(as) profissionais envolvidos(as) quanto à co-participação e corresponsabilização no processo de preparação dos(as) pretendentes, promovendo uma abordagem colaborativa e ética; Familiarizar os(as) participantes com o ambiente virtual, proporcionando orientações práticas sobre o uso da plataforma e reduzindo possíveis ansiedades relacionadas à participação nos módulos síncronos ao vivo; Promover aproximação e fortalecimento de vínculos entre profissionais e pretendentes, favorecendo o reconhecimento mútuo de papéis, trajetórias e realidades, em um espaço de escuta, acolhimento e construção conjunta.
Promover reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial aplicada à Justiça Digital.
2 horas
10 de outubro de 2025
Celebrar os 30 anos da Lei n.º 9.099/95, promovendo reflexões sobre os avanços dos Juizados Especiais, os desafios enfrentados e as perspectivas para o futuro, fomentando o aperfeiçoamento da justiça célere, acessível e eficaz
13 horas
17, 18 e 19 de setembro de 2025
Ao final da formação o/a participante será capaz de utilizar ferramentas de inteligência artificial, com ênfase no Microsoft Copilot, de forma estratégica e ética, explorando suas funcionalidades e criando prompts eficazes aplicáveis à elaboração de decisões judiciais, buscando contribuir para a eficiência, a consistência argumentativa e a celeridade da atividade jurisdicional.
4 horas
Reconhecer os atos de gerenciamento do processo com base na análise econômica do Direito, identificando as ações que promovam a organização processual mais eficiente para o caso, considerando os incentivos e desincentivos econômicos à litigiosidade processual e ao consensualismo diante dos institutos processuais afetos à distribuição do ônus econômico do processo, em todas as fases processuais e à luz do Código de Processo Civil.
40 horas
Tem por objetivo promover reflexões práticas, fundamentadas e acessíveis sobre saúde mental, física e organizacional, com ênfase na realidade vivenciada pelos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Sob a perspectiva da psicologia, serão abordados os impactos dos padrões de autossabotagem na qualidade de vida, no bem-estar profissional e nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
1 hora
02 de setembro de 2025
O IV Encontro de Instituições Facilitadoras de Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher tem como objetivo fortalecer a prática em nosso estado, para que os grupos sejam realizados com ética, eficiência e alinhados às normativas vigentes. Além disso, almeja aprofundar discussões e instrumentalizar os facilitadores(as) com conteúdos atualizados, como o proposto por este encontro, que abordará os processos circulares e sua diferenciação dos grupos reflexivos.
4 horas
22 de agosto de 2025
Ao final do processo de ensinagem, a pessoa cursista será capaz de identificar o papel da literatura na formação humanística do jurista e, a partir daí, compreender e operacionalizar os principais conceitos, princípios e fundamentos da Justiça Restaurativa aprimorando a atividade jurídica.
12 horas
21 e 22 de agosto de 2025
Otimizar esforços institucionais e ampliar o alcance das ações voltadas à sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, promovendo um espaço integrado de reflexão, intercâmbio de boas práticas e fortalecimento do compromisso com a governança ambiental.
2 horas
19 e 20 de agosto de 2025
Promover a aproximação entre a administração central do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e as comarcas do interior
10 horas
17 e 18 de julho de 2025
Desenvolver conhecimentos e habilidades para realizar, com segurança técnica e em conformidade com as normas vigentes, os procedimentos relacionados aos atos de pessoal e às aposentadorias no âmbito do TJPR, por meio da análise crítica da legislação aplicável, da demonstração dos fluxos operacionais no sistema SIAP e subsistemas/módulos afetos e do alinhamento às orientações e entendimentos do TCE-PR.
12 horas
O objetivo central é apresentar a construção histórica das relações raciais no Brasil, desde o período colonial até os dias de hoje, com a identificação dos eventos marcantes na formação das relações raciais em nosso país. Também deverão ser apresentados os principais conceitos necessários à compreensão das temáticas raciais, como a diferença entre raça e etnia; preconceito racial e discriminação; além da contextualização sobre os diferentes tipos de racismo – individual, institucional, estrutural, recreativo e reverso.
2 horas
25 de julho de 2025
A tríade do envelhecimento e qualidade funcional ajuda a entender como o corpo e a mente mudam com o passar dos anos. Ela é composta pela reserva fisiológica, que representa a resistência do organismo; pela capacidade funcional, que permite realizar atividades do dia a dia; e pela fragilidade, que sinaliza maior risco de perda de autonomia. Embora essas mudanças façam parte do processo natural do envelhecimento, hábitos saudáveis e cuidados adequados podem fortalecer essa tríade e contribuir para uma vida longa, ativa e com qualidade.
1 hora
17 de julho de 2025
“Seminário de Regularização Fundiária” - Moradia Legal, Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas – “Solo Seguro Favela”, com vigência em todo o território nacional, demandando ampla participação das Corregedorias estaduais.
9 horas
09 de julho de 2025
Valorização da diversidade dentro do Sistema de Justiça.
2 horas
Desenvolver conhecimentos e habilidades para realizar atendimento remoto humanizado às vítimas de crimes e atos infracionais, assegurando a escuta qualificada e o encaminhamento adequado de suas necessidades.
22 horas
Ambiente destinado exclusivamente à emissão de certificados. Não é possível realizar inscrição.
Aplicar estratégias e procedimentos inerentes às atividades de acompanhamento, orientação, avaliação de desempenho e desenvolvimento de competências do(da) vitaliciando(a), em conformidade com as normas do CNJ e da Enfam, contribuindo para a estruturação de um Programa de Vitaliciamento eficaz e integrado, pela Corregedoria Geral da Justiça e pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
21 horas
Ao final da formação o/a participante será capaz de aplicar os princípios da comunicação não violenta, buscando aprimorar as habilidades emocionais necessárias para reconhecer, nomear e regular as próprias emoções, identificando os sentimentos das pessoas envolvidas e promovendo interações mais empáticas, equilibradas e construtivas em contextos que envolvem a atuação jurisdicional.
20 horas
Selecionar e utilizar ferramentas disponíveis no Projudi e em outros sistemas digitais utilizados pelo Poder Judiciário, bem como estratégias e instrumentos, úteis dependendo do contexto de atuação, para organizar as rotinas de trabalho e gerir a unidade judicial do 1º grau, de forma integral e produtiva, desenvolvendo, para isso, noções sobre gestão e liderança e construindo um plano de gestão da unidade judicial.
40 horas
Estabelecer metas realistas pode ajudar as pessoas a se manterem motivadas em suas jornadas de saúde, destacando-se a importância da prática de atividade física e alimentação saudável na prevenção do estresse, e doenças causadas pelo sedentarismo e má alimentação.
1 hora
23 de maio de 2025
Analisar os fundamentos do uso das tecnologias de Inteligência Artificial na atividade jurisdicional, reconhecendo o seu funcionamento e aplicações para integrá-las de forma ética, eficiente e segura à função jurisdicional dos juízes do primeiro grau, utilizando o Copilot e suas ferramentas como apoio na elaboração de decisões judiciais, identificando os limites de sua aplicação e assegurando conformidade com a legislação vigente para aprimorar a prestação jurisdicional.
40 horas
A programação do curso de capacitação para os novos membros da Comissão de Soluções Fundiárias (CSF).
10 horas
03 e 04 de junho de 2025
Estimular as 163 Comarcas do Estado a desenvolverem ações alusivas ao dia 25 de maio, com atividades realizadas durante a “VII Semana da Adoção”.
2 horas
26 de maio de 2025
Valorização, visibilidade e gestão dos Juizados Especiais, nos termos da Resolução 533/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Semana Nacional dos Juizados Especiais.
2 horas
02 a 06 de junho de 2025
Promover uma cultura institucional pautada na convivência ética, saudável e inclusiva.
2 horas
08 de maio de 2025
Reconhecer os fundamentos e diretrizes da Política Antimanicomial e da Resolução CNJ n.º 487/2023, destacando sua aplicação no contexto da justiça criminal e da saúde mental.
8 horas
15 de maio de 2025
Fortalecer a integração entre magistrados(as) e desembargadores(as) coordenadores(as), promovendo colaboração e troca de experiências. Interiorizar a administração do TJPR, ampliando o engajamento nas comarcas. Atualizar práticas de gestão e fomentar o desenvolvimento profissional para melhoria contínua dos serviços.
9 horas
Conferência sobre "Notas sobre os Recursos Repetitivos", em celebração aos 12 anos de judicatura do Ministro Sérgio Kukina.
2 horas
22 de maio de 2025
Ser uma ação informativa para proporcionar aos servidores informações efetivas quanto à utilização da técnica, que pode ajudar a aliviar dores e tensões, inclusive relacionadas ao estresse.
2 horas
09 de maio de 2025
Decidir ações judiciais na área da saúde, aplicando conhecimentos teóricos e práticos para o aprimorando da qualidade e tecnicidade das decisões judiciais e desenvolvendo entendimento aprofundado das particularidades da saúde pública e suplementar e da aplicação de subsídios técnicos relevantes, tenho o vista o equilíbrio entre o direito à saúde e a sustentabilidade dos sistemas de saúde.
40 horas
Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de aplicar as diretrizes e procedimentos da Política Antimanicomial do Poder Judiciário em todas as etapas do processo criminal.
20 horas
Desenvolver as competências e habilidades necessárias para o desempenho das atividades relativas ao cumprimento de mandados judiciais no âmbito do Tribunal de Justiça, na forma prevista na legislação.
40 horas
Aplicar os protocolos de julgamento com perspectiva de gênero e de racial na prática forense, de modo a realizar o enquadramento teórico e prático dos respectivos protocolos, contribuindo para a garantia de uma administração equitativa e eficiente da justiça.
30 horas
Interpretar o regime jurídico da curatela de forma sistêmica e atualizada, aplicando harmonicamente o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD) e o Código de Processo Civil (CPC), à luz dos direitos fundamentais e dos princípios constitucionais, com vistas à superação de concepções tradicionais e à efetivação da dignidade, da autonomia e da inclusão da pessoa com deficiência.
30 horas
Refletir criticamente sobre temas relevantes para o atendimento de casos específicos, promovendo o intercâmbio de informações, a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas, com vistas à construção de conhecimentos e à qualificação contínua na área de atuação.
12 horas
04, 05 e 06 de junho de 2025