Analisar as Diretrizes Pedagógicas da Enfam, compreendendo seus fundamentos e princípios orientadores, a fim de subsidiar o planejamento, a implementação e a avaliação de ações formativas voltadas à magistratura, alinhadas à concepção de competência, à articulação entre teoria e prática e ao protagonismo do magistrado no processo de aprendizagem.
Desenvolver competências para planejar estratégias de ensino com metodologias ativas, conduzir processos de ensino-aprendizagem e avaliar o desempenho dos aprendizes, com base na identificação dos fundamentos da aprendizagem de adultos.
40 horas
Ao final da ação educativa, o discente desenvolverá saberes para: planejar, executar e avaliar aulas com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os diferentes elementos do planejamento, no contexto da magistratura, conforme as Diretrizes Pedagógicas da Enfam e as orientações da EJUD-PR.
24 horas
Identificar e contextualizar os fundamentos da aprendizagem corporativa no setor público, analisando métodos, estratégias de ensino, tecnologias e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de competências profissionais e ao fortalecimento das organizações.
40 horas
Analisar e desenvolver objetos e atividades de aprendizagem adequados a plataformas virtuais, mobilizando conhecimentos adquiridos por meio de diferentes mídias e recursos educacionais.
30 horas
Descrever os fundamentos dos direitos autorais aplicados à produção de material didático, reconhecendo o uso correto de obras de terceiros, os direitos do autor e as modalidades contratuais envolvidas.
1 hora
Utilizar estratégias de avaliação da aprendizagem alinhadas às metodologias ativas, aplicando técnicas de coleta e análise de dados para qualificar projetos educacionais.
30 horas
Descrever os fundamentos dos Recursos Educacionais Abertos (REA), reconhecendo suas origens, benefícios, implicações legais e possibilidades de uso e criação no contexto educacional, com base na concepção de conhecimento livre e nas licenças abertas.
20 horas
Reconhecer os impactos da transformação digital na sociedade contemporânea e os seus reflexos no mundo dos negócios.
5 horas
Apontar os conceitos e processos relacionados à inovação na educação, aplicando estratégias para conceber, desenvolver, executar e avaliar soluções formativas que promovam o desenvolvimento de competências e a geração de valor público.
25 horas
Planejar, desenhar, desenvolver, implementar e avaliar experiências de aprendizagem, alinhadas a objetivos educacionais, ao perfil do público-alvo e ao contexto institucional, selecionando, para isso, recursos, metodologias e tecnologias mais adequadas.
Planejar e aplicar metodologias ativas no processo formativo, promovendo o protagonismo do(a) aprendiz, a construção significativa do conhecimento e a aprendizagem orientada às competências institucionais do Judiciário.