Planejamento, condução, mediação e avaliação de processos educacionais no Judiciário

Desenvolvimento de competências para atuação docente, incluindo fundamentos da educação corporativa, planejamento de ações educacionais, metodologias de ensino, estratégias de avaliação, recursos didáticos, mediação pedagógica, condução dos processos de ensino e aprendizagem em diferentes modalidades, ensino de adultos, ensino por competências.

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Diretrizes pedagógicas da Enfam
Docência
Objetivo

Analisar as Diretrizes Pedagógicas da Enfam, compreendendo seus fundamentos e princípios orientadores, a fim de subsidiar o planejamento, a implementação e a avaliação de ações formativas voltadas à magistratura, alinhadas à concepção de competência, à articulação entre teoria e prática e ao protagonismo do magistrado no processo de aprendizagem.

Formação de Facilitadores de Aprendizagem
Docência
Objetivo

Desenvolver competências para planejar estratégias de ensino com metodologias ativas, conduzir processos de ensino-aprendizagem e avaliar o desempenho dos aprendizes, com base na identificação dos fundamentos da aprendizagem de adultos.

Carga horária

40 horas

Formação de Formadores - Desenvolvimento Docentes N1M1
Docência
Objetivo

Ao final da ação educativa, o discente desenvolverá saberes para: planejar, executar e avaliar aulas com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os diferentes elementos do planejamento, no contexto da magistratura, conforme as Diretrizes Pedagógicas da Enfam e as orientações da EJUD-PR.

Carga horária

24 horas

Fundamentos e Metodologia da Educação Corporativa
Docência
Objetivo

Identificar e contextualizar os fundamentos da aprendizagem corporativa no setor público, analisando métodos, estratégias de ensino, tecnologias e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de competências profissionais e ao fortalecimento das organizações.

Carga horária

40 horas

Desenvolvimento de Objetos e Atividades de Aprendizagem
Docência
Objetivo

Analisar e desenvolver objetos e atividades de aprendizagem adequados a plataformas virtuais, mobilizando conhecimentos adquiridos por meio de diferentes mídias e recursos educacionais.

Carga horária

30 horas

Direitos Autorais na Produção de Material Didático
Docência
Objetivo

Descrever os fundamentos dos direitos autorais aplicados à produção de material didático, reconhecendo o uso correto de obras de terceiros, os direitos do autor e as modalidades contratuais envolvidas.

Carga horária

1 hora

Avaliação em Processos de Aprendizagem e Modelos de Feedback
Docência
Objetivo

Utilizar estratégias de avaliação da aprendizagem alinhadas às metodologias ativas, aplicando técnicas de coleta e análise de dados para qualificar projetos educacionais.

Carga horária

30 horas

Recursos educacionais abertos
Docência
Objetivo

Descrever os fundamentos dos Recursos Educacionais Abertos (REA), reconhecendo suas origens, benefícios, implicações legais e possibilidades de uso e criação no contexto educacional, com base na concepção de conhecimento livre e nas licenças abertas.

Carga horária

20 horas

Cibercultura e transformação digital: impactos para a Educação Corporativa
Docência
Objetivo

Reconhecer os impactos da transformação digital na sociedade contemporânea e os seus reflexos no mundo dos negócios.

Carga horária

5 horas

Inovações em Tecnologia Educacional
Docência
Objetivo

Apontar os conceitos e processos relacionados à inovação na educação, aplicando estratégias para conceber, desenvolver, executar e avaliar soluções formativas que promovam o desenvolvimento de competências e a geração de valor público.

Carga horária

25 horas

Trilha Design Instrucional
Docência
Competência de referência

Planejar, desenhar, desenvolver, implementar e avaliar experiências de aprendizagem, alinhadas a objetivos educacionais, ao perfil do público-alvo e ao contexto institucional, selecionando, para isso, recursos, metodologias e tecnologias mais adequadas.

Trilha Metodologias Ativas
Docência
Competência de referência

Planejar e aplicar metodologias ativas no processo formativo, promovendo o protagonismo do(a) aprendiz, a construção significativa do conhecimento e a aprendizagem orientada às competências institucionais do Judiciário.