Explorar o histórico das ações em prol da sustentabilidade ambiental e utilizar conceitos, instrumentos e diretrizes como os planos de logística sustentável, de gestão de resíduos sólidos e as compras públicas sustentáveis na prática da gestão pública.
28 horas
Analisar os aspectos relacionados à promoção da descarbonização no Poder Judiciário brasileiro.
Explorar os fundamentos da Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), avaliando os desafios para sua implementação e as ações do STJ alinhadas às metas globais.
24 horas
Analisar as ações relacionadas à Agenda 2030 no âmbito do Poder Judiciário.
Aplicar os princípios de sustentabilidade, governança e responsabilidade social (ASG) no contexto do setor público, utilizando referências da experiência privada, integrando essas práticas às políticas públicas e avaliando seus impactos na gestão.
30 horas
Reconhecer os princípios da agenda ESG e sua incorporação na administração pública, analisando sua aplicação na gestão orçamentária, nas políticas e compras públicas, bem como os desafios para a efetivação do desenvolvimento sustentável no setor público.
30 horas
Listar os principais desafios do desenvolvimento sustentável a partir da Agenda 2030 e dos 17 ODS, identificando possibilidades de atuação das organizações para promover a sustentabilidade e reduzir os impactos ambientais.
8 horas
Descrever os fundamentos da consciência ambiental e do desenvolvimento sustentável, analisando a responsabilidade socioambiental de indivíduos e organizações, e aplicando práticas sustentáveis, como ecoeficiência e TI Verde, no contexto contemporâneo.
8 horas
Analisar a responsabilidade social empresarial no contexto brasileiro, avaliando sua relação com o impacto socioambiental das organizações, o papel do equilíbrio entre empresa, governo e sociedade, e a incorporação da RSE nas estratégias corporativas.
9 horas